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Como explicar as estações do ano

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176185 Mensagens em 14629 Tópicos- por 49342 Membros - Membro Mais Recente: jorgeMNS

Dezembro 17, 2014, 10:25:35
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Autor Tópico: Como explicar as estações do ano  (Lida 17838 vezes)
Quark
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« em: Janeiro 04, 2007, 11:24:19 »

Olá colegas, gostaria de saber como explicar a ocorrência das estações do ano a crianças do 1º ciclo.
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« em: Janeiro 04, 2007, 11:24:19 »



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« Responder #1 em: Janeiro 11, 2007, 08:37:19 »

Isso tem a ver com o movimento da Terra sobre o Sol.. Quando a Terra está mais perto do Sol, estamos no Inverno, pois ha mais evaporação de água e logo mais precipitação; quando está mais longe, é Verão. Depois temos as estações intermédias que se dão entre as distâncias anteriores...
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« Responder #1 em: Janeiro 11, 2007, 08:37:19 »



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« Responder #2 em: Janeiro 11, 2007, 11:45:58 »

Encontrei isto: http://server.fsc.ufsc.br/~arden/comoocorrem.doc
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« Responder #3 em: Janeiro 17, 2007, 01:57:33 »

Ideia Usa um candeeiro como Sol e uma esfera de platicina com um palito espetado de modo a que o eixo de rotação fique inclinado. A Terra descreve uma elipse em volta do Sol, estando o Sol num dos focos da elipse. No Inverno, a Terra está mais perto do Sol, mas deviso à inclinação do eixo de rotação, é o hemisfério sul que recebe mais radiação solar (a distância que os raios solares percorrem é maior para o hemisfério Norte e o calor dissipa-se), por isso é Verão no hemisfério Sul (Brasil por exemplo) e Inverno no Norte. No Verão estamos mais longe do Sol mas a inclinação do eixo de rotação é contrária e somos nós a receber mais radiação, enquanto é Inverno no hemisfério Sul. Espero que ajude...
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« Responder #4 em: Janeiro 17, 2007, 03:38:50 »

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Isso tem a ver com o movimento da Terra sobre o Sol.. Quando a Terra está mais perto do Sol, estamos no Inverno, pois ha mais evaporação de água e logo mais precipitação; quando está mais longe, é Verão. Depois temos as estações intermédias que se dão entre as distâncias anteriores...
Ó anokas, espero que não te cheteies comigo, mas quando pus esta questão não foi de uma forma inocente. A tua explicação está errada, chega pensares que quando no HN é verão, no HS é inverno. É que quase a totalidade dos alunos chega ao 7º ano com uma ideia errada (há quem erradamente lhe chame concepção alternativa!). Já muitas vezes me perguntei se era no 1º ciclo que aprendem isso erradamente. Aparentemente, parece ser. O que acham os colegas de 1º ciclo em relação a isso? Eu acho que mais vale não ensinar do que ensinar mal! (espero não ser mal interpretado)
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« Responder #5 em: Janeiro 17, 2007, 10:49:01 »

Quark Não leves a mal se calhar é melhor explicares!
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« Responder #6 em: Janeiro 17, 2007, 11:26:15 »

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Quark Não leves a mal se calhar é melhor explicares!
A explicação é simples, gostava de saber como é explicada a sucessão das estações do ano no 1º ciclo. Será que é explicada de uma forma pouco correcta, ou então qual será o motivo por quase a totalidade dos alunos que chegam ao 7º ano, dão uma explicação errada para a explicar.
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« Responder #7 em: Janeiro 17, 2007, 11:43:19 »

Não te posso explicar já que não sou desse sector de ensino, mas se calhar tu devias ajudar os colegas... tu disses-te á Anokas que a sua resposta estava incorrecta, então se calhar é melhor esclareceres e ajudar! Estamos aqui para partilhar, ajudarmos e sermos ajudados, certo?
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« Responder #8 em: Janeiro 18, 2007, 12:17:22 »

Concordo Vilarinho. Ajudava saber o que não está correcto? Sou toda ouvidos.. :shock:
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« Responder #9 em: Janeiro 18, 2007, 01:25:30 »

Bem eu sou prof de 1 Ciclo com muito orgulho e esmero,não sei bem como é que os colegas ensinam mas basicamente(dependente das crianças que tenho) o que eu explico é algo assim.OS GLOBOS TERRESTRES QUE ESTão À VENDA NAS PAPELARIAS não estão inclinados à toa. De fato, a Terra percorre sua órbita em torno do Sol inclinada cerca de 23° e disso resulta o fenómeno das estações. É por causa dessa inclinação que, durante um ano, uma dada região da Terra não recebe a mesma quantidade de irradiação solar. Isso interfere sensivelmente no clima do planeta e dá origem às estações. O início de cada estação é definido por dois fenómenos astronómicos: o solstício (para o verão e o inverno) e o equinócio (para a primavera e o outono). entre outras coisas...e não estou bem a ver o que é que está errado aqui???Aceito explicações é do confronte e partilha de ideias que nasce o verdadeiro conhecimento...Quark diga-me se tem outra forma mais adequada de explicar o fenómeno...
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« Responder #10 em: Janeiro 18, 2007, 05:36:00 »

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Bem eu sou prof de 1 Ciclo com muito orgulho e esmero,não sei bem como é que os colegas ensinam mas basicamente(dependente das crianças que tenho) o que eu explico é algo assim.OS GLOBOS TERRESTRES QUE ESTão À VENDA NAS PAPELARIAS não estão inclinados à toa. De fato, a Terra percorre sua órbita em torno do Sol inclinada cerca de 23° e disso resulta o fenómeno das estações. É por causa dessa inclinação que, durante um ano, uma dada região da Terra não recebe a mesma quantidade de irradiação solar. Isso interfere sensivelmente no clima do planeta e dá origem às estações. O início de cada estação é definido por dois fenómenos astronómicos: o solstício (para o verão e o inverno) e o equinócio (para a primavera e o outono). entre outras coisas...e não estou bem a ver o que é que está errado aqui???Aceito explicações é do confronte e partilha de ideias que nasce o verdadeiro conhecimento...Quark diga-me se tem outra forma mais adequada de explicar o fenómeno...
Isso que disse aí está correcto. Mas o que parece acontecer é que muitos professores dizem simplesmente que a órbita é elíptica, pelo que numa altura do ano a Terra fica mais próxima do Sol e é Verão e noutra altura fica mais longe do Sol e é Inverno !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Provavelmente esse erro crasso deve-se a uma má formação inicial, não sei bem, mas que esse erro é recorrente, lá isso é! E não, não creio que este forum seja o sitio indicado para eu estar a tentar explicar isto, como me sugerem nalguns posts acima, simplesmente quis levar à discussão este tema, agora talvez seja melhor a quem não o domina inteiramente ir pesquisar, na net encontram-se muitos sites que abordam o assunto.
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« Responder #11 em: Janeiro 18, 2007, 07:02:02 »

Quark ,eu compreendo o que disse e qual razão de ter colocado aqui esta questão.Acredito que alguns professores ensinam certos conteudos de forma menos cientifica, no entanto penso que TODOS sabemos que isso acontece em qualquer grupo de ensino.Como em tudo, sempre existiu e vão existir maus profissionais.Também concordo que para ensinar mal mais vale não ensinar.Reconhecer que não sabemos e ir investigar, é o que eu costumo fazer.Mas isso é em TODOS os grupos e com os mais diversos conteúdos.
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« Responder #12 em: Janeiro 18, 2007, 07:29:34 »

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Quark ,eu compreendo o que disse e qual razão de ter colocado aqui esta questão.Acredito que alguns professores ensinam certos conteudos de forma menos cientifica, no entanto penso que TODOS sabemos que isso acontece em qualquer grupo de ensino.Como em tudo, sempre existiu e vão existir maus profissionais.Também concordo que para ensinar mal mais vale não ensinar.Reconhecer que não sabemos e ir investigar, é o que eu costumo fazer.Mas isso é em TODOS os grupos e com os mais diversos conteúdos.
Concordo consigo! Eu nunca disse que era só nesse grupo!!!!! Aliás, digo mesmo mais, no meu próprio grupo, uma percentagem bastante elevada de colegas são incompetentes (e não, a palavra não é exagerada). O problema foi que durante anos entraram pessoas para o grupo de físico-química com as formações mais disparatadas, vindas das instituições mais surreais. Aliás, infelizmente a maioria dos meus colegas não são professores de Físico-química, quando muito ensinam alguma química e ... Em relação ao 1º ciclo, penso que grande parte dos problemas à quase criminosa formação que algumas instituições deste país continuam a ministrar. E sim, toda a gente tem dúvidas, mas devemos ser inteligentes ao ponto de procurar as respostas, a capacidade de pesquisa é algo de extremamente importante!
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